Produção Digital e Estúdio Jazz e Joy

 

Set de Gravação est´dio Jazz e Joy

Com o objetivo de manter a melhor qualidade musical, os playbacks produzidos no estúdio Jazz e Joy utilizam recursos, que preservam a máxima fidelidade do som real dos instrumentos. Também no momento da apresentção ao vivo, as caixas devem transferir o peso e sonoridade dos instrumentos. A ideia é propiciar ao ouvinte a sensação de um quarteto tocando ao vivo. Mesmo sendo acompanhamento por playback. O jazz pede o timbre do piano, o peso e timbre amadeirado do baixo acústico, o brilho dos pratos da bateria e a vassourinha na caixa. Tudo isso faz parte da história do jazz.

“É como se a banda estivesse tocando ao vivo”

Para que o acompanhamento não fique com aquela sonoridade fake dos midis, nossos playbacks utilizam timbres VST, que são sons extraídos de instrumentos reais. Também são editados e mixados, com recursos  e softwares modernos. Um mix interessante que mescla o som analógico com o digital. Instrumentos do século XIX com a tecnologia do século XXI.

Isso envolve um processo cuidadoso que pode passar por um editor de partitura, onde são escritos ou editados os arranjos, um editor de midi, e um editor de som onde são feitas as edições finais. Fora outros softwares envolvidos, como o do banco de VSTs.

O estúdio tem isolamento acústico e valoriza o timbre captado do instrumento digital ou voz.

Óscar Jr. – Sax Tenor e Soprano – Jazz e Joy

“A música ouvida nos autofalantes do celular e a música eletrônica, em formato MP3, tirou adas pessoas o prazer da música ouvida ao vivo, ou mesmo das gravações HIFI. Os detalhes de timbre dos instrumentos, as sutilezas se perdem. Isso tem afastado as pessoas da referência real do som. Principalmente nos metais. 

Um saxofonista trabalha anos a sonoridade do seu instrumento, balanceando vários fatores como postura, sopro, embocadura, respiração, tipo de palheta e boquilha, qualidade do instrumento. É um conjunto desafiador de componentes, que se perdem pela baixa qualidade das reproduções em MP3. Por essa razão  peço para as pessoas ouvirem com fones as peças que posto no Youtube. Isso é típico da internet onde a quantidade está acima da qualidade.”

Deixe um comentário