“Central Park West” foi escrito pelo saxofonista tenor John Coltrane, mas interpretado pelo mesmo no sax soprano. Foi gravado pela primeira vez em 1964 no disco “Coltrane Sound”. Esta melodia é um exemplo das explorações harmônicas que Coltrane começou a desenvolver no álbum “Giant Steps”. Balada de 20 compassos com ciclos variantes em: B major, F major, Ab major, D major. Uma harmonia incomum, com um tema simples de poucas e boas notas escolhidas com extremo bom gosto. Juntos adquirem uma elegância que só mesmo quem trafega livremente pela harmonização seria capaz de obter.
Gosto muito do sax soprano do Coltrane, sempre foi uma referência. O timbre é “escuro” como o tenor. Dexter Gordon e Wayne Shorter têm o timbre semelhante. Algo muito diferente do estridente, cheio de vibratos e delais da música pop, que transforma um instrumento acústico em algo mais parecido com pedal de guitarra (nada contra os pedais).
Adicionei ao meu solo, uns sons do Central Park na região oeste. Ela tem bem o clima de um dia à tarde, em meio sombras de árvore e combina muito bem com um frascatti, espumante ou vinho branco gelado. Enjoy it!
by Oscar Fontoura Jr.
Publicitário e saxofonista
Jazz & Joy