Os musicais da Broadway e a indústria do cinema sempre foram fortes impulsionadores do jazz, patroocinando compositores e músicos. grandes nomes como Cole Porter, Ducky Ellington, Henry Mancini, a dupla Rodgers & Hammerstein compuseram temas que se tornaram standards de jazz, e até hoje têm sido regravados, sobrevivendo a gerações. da mesma forma outros que tiveram sua sua divulgação em bares, rádio e indústria fonográfica.
Misty – Erroll Garner
Misty é um standard escrito em 1954 pelo pianista Erroll Garner . Originalmente composta como um instrumental seguindo o formato tradicional de 32 barras e gravada pela primeira vez para o álbum de Garner em 1955 , Contrasts , a melodia foi mais tarde combinada com letras de Johnny Burke e tornou-se a música assinatura de Johnny Mathis , aparecendo em seu álbum de 1959 Heavenly e alcançando o número 12 Na parada de Pop Singles dos Estados Unidos naquele mesmo ano. O cantor Ray Stevens atingiu um hit número 14 com a sua versão cover de “Misty” em 1975 na Billboard Hot 100. A canção foi gravada várias vezes, incluindo versões de artistas como Frank Sinatra , Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan .
Invitation – Bronislaw Kaper
é uma canção por Bronisław Kaper com letras por Paul Francis Webster , usado original no filme “Uma vida por si mesma (1950)”. Embora tenha sido indicado para um Globo de Ouro de MelhorPontuaçãono filme original, só se tornou um padrão de jazz depois de ser usado como tema no convite de 1952 filme. Tony Thomas observa que foi selecionado para o filme pelo seu grau de pungência. [1] É considerada a segunda canção mais conhecida de Kaper depois de ” On Green Dolphin Street “. [2] Jazzstandards.com descreve-o como uma “pontuação exuberante e assombro”, e observa que é mais associado com John Coltrane , que a gravou em 1958. [3] Howard Morgen , que providenciado por guitarra, escreve que o ” Haunting “tem” há muito tempo foi reconhecido pelos jogadores de jazz por seu potencial como uma peça de humor interessante “e” ainda soa fresco e contemporâneo hoje “. [4]
George Shearing foi responsável por organizar a música para piano, enquanto Frank Mantooth organizou uma versão em latim. Em 1963 a música foi gravada por Rosemary Clooney , para um arranjo luxuriante de Nelson Riddle , e caracterizado como a primeira faixa em seu álbum ” Love “. [5] Ele já foi registrada pelos vocalistas Carmen McRae , [6] Freddy Cole , Andy Bey e Patricia Barber , pianistas Bill Evans , [4] Randy Halberstadt , Steve Kuhn e Rene Rosnee , saxofonistas Herb Geller , Vincent Herring , Sahib Shihab e Don Braden , o trompetista Brian Lynch eo baixista Ray Drummond , entre outros. [3] David Frackenpohl arranjou uma versão para a guitarra, que foi publicada no 2004 Mel Bay livro Jazz Guitar Standards: Chord Melody Solos . [7]
https://www.youtube.com/watch?v=z3IkB48eFjc
https://www.youtube.com/watch?v=LyiEFtB_ADw
https://www.youtube.com/watch?v=oqB-sz2SBsg
On Green Dolphin Street – Bronislaw Kaper
(originalmente intitulado “Green Dolphin Street”) é uma música popular de 1947 composta por Bronisław Kaper com letras de Ned Washington . A canção, composta para o filme Green Dolphin Street (que foi baseado em um romance de 1944 do mesmo nome por Elizabeth Goudge ), passou a se tornar um padrão de jazz depois de ser gravado por Miles Davis em 1958.
Round Midnight – Thelonius Monk
(às vezes ” ‘ Round About meia-noite “)
é uma 1944 standard do pianista Thelonious Monk . Uma versão gravada pelo quinteto de Monk foi adicionada ao Grammy Hall of Fame em 1993. [1] É o standard de jazz mais gravado composto por um músico de jazz. [2]
My Favorite Things – Rodgers e Hammerstein
é uma música de 1959, originalmente do musical The Sound of Music , de Rodgers e Hammerstein
A música foi primeiramente interpretada por Maria ( interpretada por Mary Martin ) e Madre abadessa ( Patricia Neway ) na produção original de 1959 da Broadway .
Julie Andrews executou a canção pela primeira vez no special do Natal para a mostra de Garry Moore em 1961, e então no filme 1965 .
O artista de jazz John Coltrane fez uma versão estendida , próxima a catorze minutos, em E menor, em seu álbum de 1961 tirado do título da música . Tornou-se um clássico de jazz e uma assinatura para Coltrane em concerto, também aparecendo em Newport ’63 em 1963, Live at the Half Nota: One Down, One Up e New Thing em Newport em 1965, Live at the Village Vanguard Again! E Oferecendo: Live at Temple University em 1966, e The Olatunji Concert: The Last Live Recording em 1967.
Cantaloupe Island – Herbie Hancock
é um padrão de jazz composto por Herbie Hancock e gravado para seu álbum de 1964 Empyrean Isles [1] durante seus primeiros anos como um dos membros do quinteto dos anos 1960 de Miles Davis . Os músicos para a gravação original de 1964 foram: Hancock (piano), Freddie Hu”
Maiden Voyage – Herbie Hancock
é uma composição de jazz por Herbie Hancock de seu álbum de 1965 Maiden Voyage . Ele apresenta o quarteto de Hancock – trompetista Freddie Hubbard , baixista Ron Carter e baterista Tony Williams – com o saxofonista adicional George Coleman . É uma das composições mais conhecidas de Hancock e tornou-se um padrão de jazz . [3]
A peça foi usada em um comercial Fabergé e foi originalmente listada na fita mestre do álbum como “TV Jingle” até que a irmã de Hancock veio com o novo nome. [4] Nas anotações para o álbum Maiden Voyage , Hancock afirma que a composição era uma tentativa de capturar “o esplendor de um navio de mar em sua viagem inaugural”.bbard ( corneta ), Ron Carter ( baixo ) e Tony Williams (bateria).
Central Park West – John Coltrane
Central Pak West foi escrito pelo grande saxofonista tenor John Coltrane. Foi gravado pela primeira vez em seu recorde de 1964 “Coltrane Sound”. Esta melodia é um exemplo das outras explorações harmônicas de Coltrane que ele começou a desenvolver com “Passos Gigantes”. Esta balada é uma forma de 20 bar que ciclos através de vários centros-chave: B major, F major, Ab major, D major.
Nancy and his Laughing Face – Jimmy Van Heusen
é uma música composta em 1942 por Jimmy Van Heusen , com letras de Phil Silvers . Acredita-se geralmente que a canção foi escrita para o aniversário de Nancy Sinatra . Este foi um mal-entendido que acabou levando a canção sendo gravada por Frank Sinatra .
O ex-executivo de transmissões e historiador da música Rick Busciglio conta a história do início da música como relacionado a ele por Van Heusen:
Em 1979, eu estava trabalhando com o compositor Jimmy Van Heusen em um especial de TV com Frank Sinatra e Bob Hope que nunca foi produzido . Jimmy me disse que um dia (cerca de 1942) ele e seu letrista Johnny Burke estavam trabalhando na 20th Century Fox compondo para um filme. Enquanto Burke estava fora do bangalô de seus escritores, Phil Silvers, o comediante, um amigo para ambos, entrou e sugeriu a Jimmy que escrevessem uma canção para a esposa de Johnny, Bessie, que estava prestes a celebrar um aniversário. Silvers forneceu as letras, mais tarde revisto por Van Heusen e Burke.
Na festa eles cantaram “Bessie … com o rosto risonho”. Foi um sucesso que eles usaram em outros eventos de aniversário feminino. Quando cantaram como “Nancy … com o rosto risonho” na festa de aniversário de Nancy Sinatra pouco, Frank quebrou e chorou pensando que foi escrito especialmente para sua filha – o trio sabiamente não corrigi-lo. Jimmy atribuiu seus direitos a Nancy depois que Frank o gravou para o Columbia em 1944 [1]
Tivoli- Dexter Gordon
é uma valsa de jazz com Dexter Gordon, gravada não pela primeira vez, no disco Round Midnight. Cedar Walton no piano joga um contraponto brilhante à melodia e Mads Vinding no baixo faz este truque enquanto a canção começa rolar onde segura um pouquinho o tempo, como montando cavalo em um passeio.