Jazz, adoração e espiritualidade

A música e suas raízes ritualísticas

 

A música tem sua origem em manifestações de rituais ligados a espiritualidade. Acredita-se que sua forma mais primitiva está na percursão, os instrumentos sonoros vieram depois do canto. Ritmo, canto e dança criam uma dinâmica que tira o participante de sua racionalidade e o leva a outra esfera. Dessa forma, tem sido utilizada em manifestações religiosas acompanhando o curso da história.

A título de exemplo, as catedrais góticas possuem uma acústica que ressoa em eco, e junto a monumentalidade de seus altos átrios e arcos, mostra um ser humano pequeno diante da grandeza de Deus. Hoje em dia muitas igrejas tem utilizado produções musicais sofisticadas para executar seus hinos de louvor, e este gênero acabou se revelando uma nova categoria no mercado musical, dada a penetração que tem junto aos fiéis.

Martinho Lutero e João Calvino, promotores do protestantismo, viram na música uma forma de tornar o evangelho mais acessível às pessoas. Este é um dos principais pontos defendidos pelo protestantismo, que substituiu o latim pela língua local, traduzindo e distribuindo bíblias, para que cada pessoa pudesse ter acesso à Palavra de Deus. A título de menção, anterior a isto, as pessoas não cantavam no culto, apenas os sacerdotes, e em latim.

Lutero e Calvino, viam no louvor uma forma das pessoas gravarem e levarem para casa consigo a Palavra de Deus, dessa forma musicaram vários Salmos de Davi, que ficaram na memória e podiam ser cantados durante o dia. Dessa forma as igrejas protestantes se tornaram um celeiro para formação de músicos. Boa parte dos músicos e cantores de jazz americanos iniciaram seus estudos musicais e aprenderam seus instrumentos nas igrejas protestantes.

A Espiritualidade no Jazz de John Coltrane

 

John Coltrane, considerado por muitos como o maior saxofonista tenor do século XX, nos anos 60 teve uma busca profunda da espiritualidade contida na música. Ele via nela uma forma de transcender e acessar a dimensão divina. Dessa forma passou a pesquisar escalas e ritmos ligados a estes aspectos de transcendência, como escalas hindus, ritmos afro, criando um mix único em sua música, e uma dinâmica cíclica e ascendente percursora do free jazz. O mesmo ocorre com “Dear Lord” no álbum ‘Transition”, ” Spiritual” no álbum “My Favorite Things”, e “Giant Steps” onde propõe um ciclo de 5as notas ascendent. 

Coltrane gravou A Love Supreme no final de 64, chamando-o de sua “tentativa de dizer ‘OBRIGADO DEUS’ por meio de nosso trabalho” – uma oferta musical em gratidão por seu despertar espiritual em 1957, ano do qual ele se livrou seu vício em drogas.

Gosto de mencionar John Coltrane, porque existe um preconceito com relação ao jazz, por estar associado a momentos e locais onde a presença de Deus não era o objetivo, como os night clubs, bebidas, e etc. Coltrane, como tantos outros músicos, dixou se levar pelas ofertas e exigências desse ambiente, mas foi recuperado por sua fé e usou a música e a criatividade e liberdade do jazz como forma de buscar a proximidade com o Criador. Desde o início quando conheci suas composições tive uma identificação, mas só descobri o porquê anos após.

“…pela graça de Deus, um despertar espiritual que era para me levar a uma vida mais rica, plena e produtiva. Naquela época, em gratidão, humildemente pedi para receber os meios e privilégios para fazer os outros felizes através da música.” John Coltrane

O Album “Love Supreme”,  já antevê o free jazz, nele Coltrane explora a elevação da alma através da música, sendo que algumas são consideradas pelo autor como salmos de adoração. O álbum está estruturado em 4 partes:

  1. Part I – “Acknowledgement”
  2. Part II – “Resolution””
  3. Part III – “Pursuance”
  4. Part IV – “Psalm”

Transcrição do texto manuscrito por Coltrane

UM AMOR SUPREMO: Eu vou fazer tudo que puder para valer a pena para o Senhor/Tudo tem a ver com isso/ 
Obrigado Senhor/ Paz/ Não há outro/ Deus é. Isso é tão bonito./Obrigado Deus. Deus é tudo
Ele nos ajuda a resolver nossos medos + fraquezas/Em todas as coisas é possível / 
Obrigado Deus / Deus é. Ele sempre foi. Ele sempre será / Não importa que aconteça Ele é Deus.
Ele é gracioso e misericordioso / O mais importante é que Ti conheci / Palavras - sons * discursos - memórias
Pensamentos - medos - emoções - tempo, tudo se relaciona - todos feitos por um, 
todos feitos em um / Seja abençoado seu nome
Ondas de pensamentos - ondas de calor - todas vibrações - todas as partes conduzem a Deus
Seu caminho é - é encantador - é cheio de graça - ele é misericordioso / Obrigado Deus
Um pensamento pode produzir milhões de vibrações e elas todas retornam para Deus - Tudo faz assim - 
Obrigado Deus, / Não tenho medo - acredite o xxxx tem muitos enroladores- e Deus é tudo
Pensamentos -deeds- vibrações, etc  Eles todos retornam para Deus e ele limpa tudo
Ele é gracioso e misericordioso / Gloria a Deus. Deus é tão vivo - Deus é.

O saxofone é um instrumento que pela potência e capacidade de inflexões permite a expressão, como a voz humana. A música pode se transformar num derramar,  vindo do fundo da alma de cada pessoa. Decidi gravar, com todos os meus pulmões, alguns hinos de louvor que marcaram essa minha busca e reencontro com Deus. Fiz questão de legendar com a letra para as pessoas aprenderem ou apenas orarem enquanto ouvem. Desfrute na sessão REPERTÓRIOS.

Interpretação de  “When I look into your HollinessMusica de Kent Henry 

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