Jazz e Joy. Enjoy it!

oscar-perfilsax

“Jazz é a vertente mais erudita da música não erudita”

by Óscar – Jazz& Joy

 

Jazz é criação, não se explica e nem se limita a um conjunto de regras de como fazer música. Criou as suas próprias a medida que foi evoluindo e buscando novos estilos. Parte da sua composição surge dependendo da criação e do intérprete. Os temas se repetem, mas os solos e improvisos são próprios. Isso não significa que despreza a teoria musical, pelo contrário explora toda a sua riqueza e complexidade até mesmo na hora de propor uma ruptura com o convencional. Como na arte.

O jazz é uma viagem  sobre uma harmonização sofisticada, com progressões, tempos incomuns, e mudanças rítmicas.

Basta ouvir Benny Goodman, Charlie Parker, Dizzie Gillespie, Coltrane, Dave Brubeck, para se ter uma boa referência disso. Sem mencionar tantos outros. Por essa razão o jazz exige um grau técnico alto de cada músico, tanto na performance como na interpretação. É assunto para a vida toda.

Dentro de todas as suas vertentes, do Dixieland, Bebop, Post-bop, Hard Bop, Cool, Pos Bop,  Fusion, variando do extrovertido ao introversão espiritual,  o mood do jazz não muda. É o mesmo há 100 anos: YEAH!

 

 


O JAZZ & JOY é um projeto empenhado em manter vivo o jazz na sua forma mais clássica, preservando o prazer de executar e o prazer em ouvir. Para isso propõe um repertório sofisticado, incomum, que se adapta a vários moods e ocasiões.

Leia mais em https://jazzejoy.com.br/about-jazz/